NAVEGAR É PRECISO! Destaques

Seja bem-vindo. Hoje é

Não Perca tempo, continue preparando-se para a realização dos Exames! Se encontrar alguma dificuldade ou dúvida deixe seu comentário aqui que publicaremos a resposta aqui no site. Bons Estudos.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Irregularidades e imprudências cometidas por pilotos de jet ski e banhistas colocam vidas em risco no Litoral

Piloto de jet ski em área irregular para manobras
Foto:  Gilmar de Souza  /  Agencia RBS
O desrespeito às regras de navegação, especialmente por pilotos de jet skis, coloca em risco a vida de banhistas na Praia de Perequê. Na manhã de terça-feira, a equipe do Jornal de Santa Catarina flagrou, em duas horas, pelo menos oito manobras irregulares que incluem desde o excesso de passageiros e falta de coletes salva-vidas, até o avanço das embarcações na área mais rasa, onde crianças brincavam no mar.
Imprudências como essas são as razões de acidentes como o que tirou a vida da menina Grazielly Almeida Lames, de três anos, que morreu após ser atingida por um jet ski enquanto brincava na areia, em Bertioga (SP).
— É algo que nos preocupa bastante, porque pode causar acidentes. Embora jet skis não tenham hélices, o risco está nas colisões — diz Juliano de Souza, soldado do Corpo de Bombeiros e responsável pela equipe de guarda-vidas do Perequê.
Piloto de jet ski em área irregular na praia
Delegado da Capitania dos Portos em Itajaí, capitão de fragata Fernando Anselmo Sampaio Mattos explica que, segundo as normas da Marinha, as embarcações só podem trafegar a 200 metros da areia. 
A exceção está nos chamados corredores de aproximação, que demarcam o caminho dos jet skis mar adentro. 
— Deveria haver mais locais específicos para os jet skis. A gente tem o brinquedo, mas não tem como acessar o mar. O único acesso é pela praia mesmo — reclama Luiz Santos, 45 anos, piloto de jet ski. 
Além de delimitar a área de navegação, as normas também proíbem que pessoas não habilitadas conduzam qualquer tipo de embarcação. Mas, de acordo com os banhistas, não é o que ocorre no Perequê: 
— Já vi até adolescente pilotando jet ski. É muita irresponsabilidade — diz o turista Alexandre Guerra, 38 anos, de Concórdia. 
A situação piora no decorrer da tarde, quando uma grande quantidade de embarcações volta do Caixa D`Aço, área conhecida por reunir embarcações em Porto Belo. 
— Muitos vêm embriagados. Na segunda-feira, uma lancha perdeu o controle e quase parou na areia — diz o veranista Marcio Laus, 48. 
Segundo o delegado da Capitania dos Portos, uma equipe da Marinha tem feito fiscalização constante no Caixa D´Aço na tentativa de flagrar condutores alcoolizados. 
Durante o feriado de Carnaval, duas pessoas foram autuadas em flagrante Desde o início da Operação Verão da Marinha, em 15 de dezembro do ano passado, foram feitas 25 notificações por irregularidades em jet skis em toda a área de atuação da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, que, no Litoral, abrange de Balneário Piçarras a Tijucas. 
— As pessoas têm uma falsa sensação de que o jet ski é um brinquedo, mas não é. Dependendo do modelo, um jet ski tem a mesma potência de um carro 1.8. Trata-se de uma embarcação, que tem que cumprir todas as normas — alerta o comandante. 

Banhistas também cometem irregularidades

Canal deveria ser usado apenas por jet skis

Cercada por marinas e dona de um canal natural para a manobra de embarcações, a Praia de Perequê atrai praticantes de esportes náuticos durante todo o verão. Mas não é apenas no mar que existe o risco de acidentes. 
A presença de banhistas no canal de aproximação, onde é permitida a passagem de lanchas e jet skis, também é perigosa. Sem noção do risco, alguns banhistas, na terça-feira, brincavam no Rio Perequê, que separa Porto Belo e Itapema, em meio às embarcações.

— É uma área perigosa, onde há correntes e buracos, além de ser local de manobra das embarcações. As pessoas não deveriam banhar-se ali — diz o secretário de Turismo de Porto Belo, Alexandre Stodieck.
JORNAL DE SANTA CATARINA

0 comentários: