NAVEGAR É PRECISO! Destaques

Seja bem-vindo. Hoje é

Não Perca tempo, continue preparando-se para a realização dos Exames! Se encontrar alguma dificuldade ou dúvida deixe seu comentário aqui que publicaremos a resposta aqui no site. Bons Estudos.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CARTAS NÁUTICAS

Conhecendo a Carta Náutica 



Para aqueles que frequentemente estão no mar, é interessante e muito importante ter um conhecimento  básico sobre carta náutica e GPS.
Podemos dizer que uma Carta Náutica nada mais é do que um mapa desenvolvido pela Marinha, onde é possível obter diversos dados como a profundidade, tipo de fundo, localização de faróis, posição de naufrágios, dentre outros. Resumindo, um mapa com informações cruciais para quem pretende navegar por uma região.
No que diz respeito aos mergulhadores, ela contribui no reconhecimento de ilhas, pontos de mergulhos e uma idéia quanto à posição dos naufrágios.
Infelizmente só há poucos anos, nossa marinha iniciou o registro dos naufrágios com a marcação mais exata (Longitude e Latitude), tendo em vista o crescimento quanto ao número de usuários e empresas que utilizam o GPS como auxílio à navegação. Marcas de naufrágios registradas até meados de 2005, na maioria das vezes, não eram precisas e as variações na margem de erro chegam a ultrapassar 1 milha em alguns casos.

As cartas náuticas são atualizadas de tempos em tempos, e para os navegantes, mergulhadores e pescadores de alto mar, ela contribui muito para programar  a navegação em mar aberto, navegação costeira e até mesmo em canal . Para quem gosta de naufrágios, é uma boa ferramenta de consulta e pesquisa.
Informações básicas
A carta náutica possui símbolos que identificam o que há embaixo e acima d’água. Um exemplo, são os faróis e bóias de sinalização.
Exclusivamente aqui no Brasil Mergulho, você pode fazer o dow nload de um documento oficial e de uso internacional lançado muito National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), denominado Símbolos de Cartas Náuticas – Termos e Abreviações, onde constam todos os símbolos utilizados nas cartas náuticas. 
Uma boa referência eletrônica, são as cartas náuticas para o softw are MapSource, produzido pelo
fabricante Garmin. O custo é um pouco salgado, mas frequentemente são atualizadas pelo fabricante.

0 comentários: