NAVEGAR É PRECISO! Destaques

Seja bem-vindo. Hoje é

Não Perca tempo, continue preparando-se para a realização dos Exames! Se encontrar alguma dificuldade ou dúvida deixe seu comentário aqui que publicaremos a resposta aqui no site. Bons Estudos.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ESCALPELAMENTOS UM PERIGO QUE PODE SER EVITADO

Equipe da Capitania dos Portos no Pará, colocando a proteção do eixo do motor, exigida por lei. Foto: Divulgação / Marinha

Um caso que contribui para o aumento de acidentes com vítimas nos rios da Amazônia são os escalpelamentos de mulheres, comuns em embarcações de pequeno porte. Nestes casos, as vítimas tem o couro cabeludo arrancado pelo eixo do motor dos barcos, desprotegidos durante as viagens. São contabilizados pelo menos seis casos, somente no estado do Pará, durante os três primeiros meses de 2012. No caso mais recente, uma menina de 10 anos tentava pegar uma moeda que caiu perto do motor do barco quando teve os cabelos puxados pelo eixo do motor.
Os donos das embarcações são obrigados por lei a cobrir o eixo do motor durante as viagens, porém ainda são registradas muitas irregularidades. Entre 2011 e 2012, foram pelo menos 350 flagrantes.
Sinistros
No início de janeiro deste ano, três embarcações pegaram fogo no rio Negro, próximo à Feira da Panair,  zona Sul de Manaus. Os barcos de pesca, de madeira, estavam ancorados no momento do início do sinistro. Apesar de ter se espalhado rapidamente de um barco a outro, o fogo foi controlado e não deixou feridos.

Fonte: Wallace Abreu – jornalismo@portalamazonia.com

0 comentários: