NAVEGAR É PRECISO! Destaques

Seja bem-vindo. Hoje é

Não Perca tempo, continue preparando-se para a realização dos Exames! Se encontrar alguma dificuldade ou dúvida deixe seu comentário aqui que publicaremos a resposta aqui no site. Bons Estudos.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Homem ao Mar!!!

As quedas acidentais na água não são comuns. Mas os tripulantes devem estar preparados caso isso aconteça. De acordo com o coronel Ricardo Nunes, comandante do 2° Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, a primeira providência ao entrar em uma embarcação, é colocar o colete salva-vidas – que, obrigatoriamente, deve estar em número para atender o número de passageiros – ou, pelo menos, através de um instrutor, saber como manuseá-lo. Porém, na prática, nem sempre essa recomendação é seguida. Então, como agir quando há um homem ao mar?

Segundo Ricardo Amatucci, presidente da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC), a primeira atitude do timoneiro deve ser parar o descolamento da embarcação e designar alguém para ficar olhando para a pessoa que caiu no mar para não perdê-la de vista. Se necessário, deve retornar ao local e tentar chegar o mais próximo e com cuidado para não atropelar a vítima. O segundo passo, é usar o GPS – que, em geral, tem um botão chamado MOB ou Man Over Board – para marcar imediatamente a posição da queda, enquanto um terceiro tripulante lança um bóia circular com retinida, segurando com força a ponta oposta do cabo – que nunca deve estar amarrado de forma a facilitar as manobras de acesso.

Se o acidente ocorrer à noite, os cuidados com o procedimento de salvatagem precisam ser redobrados. Com a baixa iluminação solar, deve ser utilizado um facho Holmes – tipo de lanterna que acende quando jogada na água e que deve estar sempre com pilhas, funcionando e atada à bóia circular. O uso de pirotécnicos para iluminar a área próxima também pode ser feito. Entretanto, em qualquer que seja o horário, Ricardo Amatucci ressalta que o restante da tripulação não deve ser colocado em perigo. “Se houver dificuldade ou impossibilidade de efetuar o resgate, o socorro especializado deve ser acionado”, afirma.

Durante este processo, existem condutas que as pessoas que estão a bordo não podem ter. São elas: desobedecer um comando dado; querer fazer o que foi determinado para o outro; pular na água; entrar em pânico e ficar gritando ou ainda tomar uma decisão sem solicitar permissão ao comandante – que, geralmente, é a pessoa mais experiente a bordo e, em tese, responsável pelo resgate. De acordo com Amatucci, “isso tudo atrapalha e desconcentra a operação, podendo colocar a vida do homem ao mar em risco”.

Estas medidas são para um procedimento básico de salvamento e devem ser realizadas o mais rápido possível. Todavia, a forma de conduzir as ações muda, radicalmente, quando quem cai no mar é você. O coronel Ricardo Nunes firma que a primeira coisa em mente deve ser conter a agitação e o medo. “Mesmo que a pessoa não saiba nadar, se ela estiver calma, ela vai conseguir se manter na superfície. É um instinto de sobrevivência”, disse.

Veja abaixo dicas de outro coronel, o comandante Carlos Araújo, do 1° Grupamento Marítimo (1° GMAR), em Botafogo, de como se comportar enquanto estiver na água:

• Se tiver algo boiando, suba: dentro da água o corpo perde calor mais depressa;
• Se livre de tudo que faz peso, como casacos e sapatos, por exemplo;
• Se estiver de colete, tente fazer algum reflexo na direção da embarcação com o próprio colete (há reflexivos);
• Procure não se debater. Tente boiar de costas ou na posição que for mais confortável.

As pessoas que estão ao mar, no geral, não devem desperdiçar energia nadando à toa, por exemplo. A menos, que exista terra à vista muito perto do local onde se caiu. “Hoje em dia, existe celular, que é um meio rápido pedir socorro. Além disso, o Corpo de Bombeiros vai lançar um novo canal VHS, que aciona ao mesmo tempo a corporação, a Marinha e algumas colônias de pescadores. Então, o mais indicado é que a pessoa não saia nadando para não se perder no mar”, declarou o coronel Carlos Araújo.

Fonte: http://www.dicasautore.com.br/
 

0 comentários: