NAVEGAR É PRECISO! Destaques

Seja bem-vindo. Hoje é

Não Perca tempo, continue preparando-se para a realização dos Exames! Se encontrar alguma dificuldade ou dúvida deixe seu comentário aqui que publicaremos a resposta aqui no site. Bons Estudos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CUIDADOS E PERIGOS NO MAR

Normas e Regras de Segurança no Mar, Cuidados e Perigos no Mar


Normas e Regras de Segurança no Mar, Cuidados e Perigos no Mar barcos pessoas praia seguranca 300x225
Principalmente no Verão, mas também o ano todo, é necessário ficar atento e seguir  as Normas e Regras de Segurança no Mar. Ela tem o objetivo de conscientizar as pessoas das embarcações, jet esquis, surfistas, banhistas e todos que frequentam e usufruem da praia e mar, dos riscos de acidentes e perigos do mar.
No mar  também há um Transito e circulação de embarcações e banhistas, por isso é preciso cuidado e reconhecer os limites de cada um, e também ter respeito e prudência. Em todas as Férias uma propaganda com o velejador que teve a perna amputada no mar – Lars Grael – passa nas emissoras de televisão como forma de mostrar o que pode acontecer se não tomarmos os cuidados necessários e respeitarmos as regras de segurança.
As regras são importantes também para quem vai praticar qualquer esporte ou atividade na água, como Surf ou mesmo Nadar.
Regras e Normas de Segurança:
  • Nunca entrar na água logo após uma refeição.
  • Nunca entrar sozinho no mar.
  • Identifique sempre quais são as condições do mar, antes de entrar na água.
  • Nunca mergulhar de cabeça.
  • Proteger sempre a cabeça quando cair da prancha.
  • Respeitar a regra básica do Surf, 1 aluno por onda.
  • Nunca largar a prancha.
  • Prancha sempre apontada às ondas, com uma mão à frente e outra a trás, quando esperamos pelas ondas.
  • Nunca surfar junto às rochas.
  • Evitar zonas de ctuação de praticantes mais experientes.
  • Guardar distância de segurança dos surfistas em aulas.
  • Respeitar sempre todas as normas e regras apontadas pelos instrutores.
Conhecendo os Perigos e Condições do Mar:
Outro Fator importante é saber identificar as condições do mar e perigos já aparentes, por isso fique atento às correntes, os agueiros, tipos de onda, fundos da praia, ventos, marés.
As marés: Alteram com uma média de 6 Horas, existindo desta forma, duas marés-cheias e duas marés-vazias.
As correntes e agueiros: Ocorrem geralmente em zonas profundas, onde não existe ondulação. Zonas de retorno de água para o mar.
A formação da ondulação: Forma-se no mar alto, através de ventos e correntes divergentes e convergentes.A ondulação ao se aproximar da zona costeira eleva-se e quebra, dando origem às ondas bem propriamente ditas.
Os ventos: Influenciam a formação das ondas. O melhor para a prática do Surf é não haver vento. Se houver, o melhor vento é o vento leste no nosso continente, chamado “Off-Shore”, já o pior vento para a prática do Surf é o vento oeste,  chamado “On-Shore”.
As marés vivas: Ocorrem devido às acções conjuntas e alinhadas, exercidas pelo Sol e pela Lua. Provocam uma maior amplitude das marés.
Fique atento aos cuidados necessários e Curta suas Férias…
Acesse também: www.larsgrael.com.br

0 comentários: