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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PRODUTOS PARA NAVEGAÇÃO

Segurança no Mar


Como os produtos da LANXESS suportam as condições climáticas mais severas

O transporte pelo mar é tecnicamente um negócio altamente exigente, pois os navios estão expostos ao ar e mar, e um desastre pode resultar em perda total da embarcação ou da carga. Isto tem um custo alto, e na pior das hipóteses pode custar muitas vidas. Equipamentos de última geração são assim obrigatórios, e vários produtos da LANXESS auxiliam na segurança no mar. O Therban®, por exemplo, é utilizado para aumentar o ciclo de vida de engates de navios. A borracha nitrílica hidratada (HNBR) de Technical Rubber Products (Produtos de Borracha Técnica - TRP) é muito mais resistente ao calor, vapores de óleo, e ao ozônio abaixo do deque, do que a borracha natural. Como o especialista em borracha da TRP, Martin Mezger, enfatiza: “Os motores atuais para movimentar embarcações oceânicas, bem como iates menores, têm desempenho excelente em mais de um sentido, e eles têm que funcionar continuamente por longos períodos de tempo, utilizando a menor quantidade possível de um combustível que é difícil de ser queimado. Isto causa vibrações no eixo de transmissão”. Sistemas de eixo sem amortecimento podem sofrer danos e por esta razão, um acoplamento de borracha deve ser colocado entre o motor e o eixo de transmissão para amortecer as vibrações.

As Unidades de Negócios Inorganic Pigments (IPG) e Functional Chemicals (FCC) oferecem tintas para embarcações. Os óxidos de ferro Bayferrox® da IPG são processados por importantes fabricantes de verniz, para a pigmentação de tintas para aplicações marítimas e costeiras como o revestimento de iates, navios e plataformas de perfuração. A FCC fabrica preparados para pigmentos a partir de pigmentos orgânicos e inorgânicos, incluindo óxidos de ferro para revestimentos de proteção e pintura interna. Os corantes Macrolex® são úteis para a coloração de plásticos para refletores e cárteres. Semi-Crystalline Products (SCP) fornece os produtos de alta tecnologia Durethan® e Pocan® para coberturas de motores, alças, braçadeiras e componentes eletrônicos de barcos.

Os pisos de aço polido de balsas são tratados com materiais de revestimento contendo aditivos Addolink® da Rhein Chemie (RCH), que funcionam como agentes de ligação e ajudam na movimentação de veículos para uma balsa. Os aditivos da RCH também podem ser utilizados na proteção de porta-carga, salas de máquina e convés inferior, contra desgaste e corrosão provocados por outras substâncias.

Os oceanos, com sua água salgada, ventos fortes e a alta umidade relativa, são um ambiente cruel e exigente para qualquer tipo de material. Enferrujamento acelerado é um dos efeitos desta exposição. Produtos químicos básicos da LANXESS também ajudam a combater a corrosão. Monoisopropanolamina e ciclohexilamina da Basic Chemicals (BAC) podem ser processadas como precursores para inibidores utilizados para retardar a corrosão. Os produtos Preventol®, da Material Protection Products (MPP), também são úteis para revestimentos contra a formação de incrustações que evitam a formação de algas nos cascos de barcos à vela, lanchas e navios cargueiros. As algas na quilha podem ter efeitos negativos na velocidade e no consumo de combustível. Quando os navios estão atracados no porto, proteções nas docas feitas de Buna® EP, uma borracha de etileno propileno, são colocadas entre a embarcação e o cais para proteger o casco, e cordas feitas de monofilamentos – tão fortes quanto seus similares em aço – mantêm a embarcação posicionada. Cordas de plástico da marca Atlas® são feitas pela Perlon-Monofil GmbH, uma subsidiária da LANXESS e unidade organizacional da SCP.

Especificamente nas profundezas dos oceanos, as esquadras do mundo exigem materiais que sejam confiáveis e estejam preparados para situações de emergência como incêndios. O fabricante de cabos Leoni, por exemplo, prefere utilizar uma borracha de alta performance para o isolamento de cabos do motor de popa de submarinos – um novo material de compostos fornecido pela LANXESS e feito a partir do Therban® e Levapren®, que quase não emite gás de combustão ou qualquer substância tóxica se exposto ao fogo – são pré-requisitos extremamente importantes para operações de submarinos. A proteção contra incêndios é obrigatória mesmo na superfície, pois a água dos oceanos é inútil quando há um incêndio nas cabines ou na casa de máquinas. Por isso, os cabos elétricos nas embarcações são revestidos com uma variante do Levapren®. Functional Chemicals (FCC) também possui vários produtos de proteção contra incêndio em seu portfólio. O sistema de poliuretano Bayfomox® pode ser utilizado para componentes moldados como tabiques de cabos que evitam que o fogo ou a fumaça se espalhem, durante o período obrigatório de 90 minutos (dependendo do tipo de tabique). E o revestimento de couro utilizado em iates de luxo pode ser protegido contra incêndio pelo Disflamoll®, que também é usado em botes salva-vidas infláveis e pequenos barcos a remo, tanques para água extintora e pisos. Os agentes de ligação e os plastificantes da FCC também são utilizados para pequenos barcos a remo. Neste caso o plastificante Mesamoll®, por exemplo, aumenta o ciclo de vida de barcos infláveis.

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