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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A POSIÇÃO NO MAR; NAVEGAÇÃO COSTEIRA

PLANEJAMENTO E TRAÇADO DA
DERROTA
Normalmente, não se suspende para uma viagem sem antes proceder-se a um detalhado estudo da área em que se vai navegar. Neste estudo, denominado Planejamento da
Derrota, utilizam-se, entre outros documentos, os seguintes:
1. Cartas Náuticas (de Escalas variadas, desde Cartas Gerais, em pequena escala e
cobrindo grandes áreas, até Cartas de  Pequenos Trechos, em  escalas grandes,
d e s t i n a d a s   à   n a v e g a ç ã o   c o s t e i r a,   o u   C a r t a s   P a r t i c u l a r e s,   d e   p o r t o s   o u
aproximações);
2. Roteiros, Lista de Faróis e  Lista de Auxílios-Rádio;
3. Tábuas de Marés, Cartas ou Tábuas de Correntes de Marés;
4. Cartas-piloto;
5. Cartas Especiais (Cartas de Derrotas, Cartas para Navegação Ortodrômica – para
grandes travessias);
6. Tábuas de Distâncias;
7. Almanaque Náutico e outras Tábuas Astronômicas;
8. Catálogos de Cartas e Publicações;
9. Avisos aos Navegantes;
10. Manuais de Navegação, etc.
Todas estas Publicações Náuticas (ou Publicações de Auxílio à Navegação) serão
estudadas detalhadamente no Capítulo 12.
Definida a Derrota, esta é, então, traçada nas Cartas Náuticas (tanto nas Cartas
de pequena escala, como nas de grande escala). Após o Traçado da Derrota, registramse os valores dos Rumos Verdadeiros e Distâncias a navegar, entre os pontos de inflexão

da Derrota. Ademais, é conveniente anotar, ao lado de cada ponto, o ETD / ETA (“ESTIMATED TIME OF DEPARTURE / ESTIMATED TIME OF ARRIVAL”) previsto, calculado
com base na velocidade de avanço, ou SOA (“SPEED OF ADVANCE”), estabelecida na
fase de Planejamento da Derrota. Com isto, pode-se verificar, durante a execução da
derrota, se o navio está adiantado ou atrasado em relação ao planejamento.
Além disso, o Encarregado de Navegação deve preparar uma Tabela com os dados
da derrota planejada (coordenadas dos pontos da derrota, rumos e distâncias, ETD / ETA,
duração das singraduras e outras observações relevantes) e submetê-la à aprovação do
Comandante, juntamente com as Cartas Náuticas mostrando o traçado da Derrota.
Trecho do livro NAVEGAÇÃO: A CIÊNCIA E A ARTE, do CMG(Rm1) ALTINEU PIRES MIGUENS
Fonte: Diretoria de Hidrografia e Navegação

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