NAVEGAR É PRECISO! Destaques

Seja bem-vindo. Hoje é

Não Perca tempo, continue preparando-se para a realização dos Exames! Se encontrar alguma dificuldade ou dúvida deixe seu comentário aqui que publicaremos a resposta aqui no site. Bons Estudos.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Marinha constata irregularidades em embarcações pela orla de Manaus


o Comando do 9º Distrito Naval iniciou, na manhã de sábado, 20, a “Operação Verão”, que se estenderá até o mês de dezembro. No primeiro dia de fiscalização, as inspeções feitas nas praias Dourada, da Lua, Prainha e Ponta Negra, além do igarapé do Tarumã abordou um total de 47 embarcações. Dessas, 31 foram notificadas e 25 apreendidas.
As irregularidades constatadas foram falta de habilitação, documentação irregular e excesso de passageiros nas embarcações. Segundo o capitão dos Portos, Odilon Leite, a operação foi antecipada para o mês de agosto por conta do verão amazônico, que tem levado grande parte da população para essas praias nos finais de semana. “A nossa ação é para coibir os excessos de irregularidades cometidos por pessoas que passeiam de lanchas e jet-skis para evitar acidentes com banhistas. Não queremos proibir que se divirtam”, frisou.
O capitão dos Portos informou que logo no início da operação, a equipe de fiscalização abordou uma embarcação particular com excesso de passageiros. “Uma família de 11 pessoas estava numa lancha com capacidade máxima para 8. Isso é o que queremos evitar”, destacou. Odilon Leite informou, ainda, que uma equipe de 15 militares, entre marinheiros e fuzileiros navais, irá fiscalizar essas áreas nos finais de semana.
Testes de bafômetro também serão realizados nas embarcações para notificar pessoas alcoolizadas no comando dessas embarcações. “Principalmente no final da tarde, nós estaremos fiscalizando a questão do teor alcoólico, que também oferece sérios riscos para banhistas e outras embarcações”, disse o capitão dos Portos. Nos atos de abordagem, a equipe de fiscalização também dará orientações aos passageiros a bordo das embarcações ou em jet-skis sobre cuidados e regras de navegação. “Quem não tiver a habilitação, por exemplo, pode procurar a Capitania e se informar sobre como retirar esse documento e os banhistas também podem denunciar irregularidades pela telefone 0800 280 7200”, frisou Odilon Leite.
No caso de pequenas embarcações que não exigem habilitação, como é o caso das chamadas “voadeiras”, conduzidas por ribeirinhos que moram nas comunidades próximas às praias, a Capitania dos Portos também está realizando orientações para evitar acidentes entre essas embarcações e lanchas ou jet-skis. Um curso de formação aquaviária especial também é oferecido para os condutores.

Manaus, 22 de Agosto de 2011
Fonte:Acrítica

0 comentários: