NAVEGAR É PRECISO! Destaques

Seja bem-vindo. Hoje é

Não Perca tempo, continue preparando-se para a realização dos Exames! Se encontrar alguma dificuldade ou dúvida deixe seu comentário aqui que publicaremos a resposta aqui no site. Bons Estudos.

sábado, 1 de outubro de 2011

Navegação Amadora



Para quem quer navegar em território nacional, a Marinha do Brasil exige que todas as pessoas maiores 18 anos naveguem habilitadas, para conduzir qualquer tipo de embarcação, seja ela  vela ou motor, pequena ou grande, que esteja classificada como esporte e/ou recreio. A habilitação pode variar de acordo com a região navegada. Confira logo abaixo as perguntas mais frequentes sobre Arrais Amador.

         Para os maiores de 18 anos, navegarem em águas abrigadas (represas, lagos,rios e baías) PROGRAMAÇÃO:   Regras de governo; Luzes de navegação e especiais; Balizamento; Manobra de embarcação; Combate a incêndio-  Primeiros socorros; Segurança no mar, rios, lagos e lagoas; Normas de Autoridade Marítima para Atividades de Esporte e Recreio (Normam 0). 

                                  Dúvidas frequentes
Quais as informações necessárias para retirar a habilitação de Arrais Amador ?

a)os procedimentos para inscrição e o respectivo exame para habilitação na categoria de Arrais- Amador, poderão ser consultados por meio da página desta Diretoria, www.dpc.mar.mil.br, no link Navegação Amadora, o referido link possui todas as orientações necessárias;

b) a inscrição e o respectivo exame, deverão ser realizados na Capitania, Delegacia e Agência da Marinha do Brasil mais próxima de sua residência. Os endereços, telefones e e-mail dos Agentes da Autoridade da Marítima, poderão ser obtidos por meio de consulta no link citado na alínea anterior, especificamente no menu Distritos, Capitanias, Delegacias e Agências; e

c) para maiores esclarecimentos sugiro consultar a Capitania, Delegacia ou Agência responsável pela área de jurisdição de sua cidade, haja vista ser o Agente da Autoridade Marítima responsável pela sua inscrição.

Quais as informações necessárias para renovar minha habilitação de Arrais Amador ?

a)os procedimentos para renovação de sua Carteira de Habilitação de Amador-CHA, poderão ser consultados por meio da página desta Diretoria, www.dpc.mar.mil.br, no link Navegação Amadora, o referido link possui todas as orientações necessárias; e

b) a renovação deverá ser realizada na Capitania, Delegacia e Agência da Marinha do Brasil mais próxima de sua residência. Os endereços, telefones e e-mail dos Agentes da Autoridade da Marítima, poderão ser obtidos por meio de consulta no link citado na alínea a), especificamente no menu Distritos, Capitanias, Delegacias e Agências .

Onde posso conseguir material didático, bem como o conteúdo exigido para realização do exame de Arrais Amador ?

a) as bibliografias recomendadas são adquiridas no comércio local;

b) no anexo 5-A das Normas da Autoridade Marítima para Amadores, Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas - NORMAM-03/DPC, estão citadas as bibliografias recomendáveis para ser adquiridas no comércio (livraria, papelaria etc.) local; e

c) a norma citada na alínea anterior, poderá ser consultada por meio da página desta Diretoria, www.dpc.mar.mil.br, no link Navegação Amadora, além dos procedimentos necessários para inscrição e o respectivo exame para as respectivas categorias de Amador. "

Fonte: Marinha do Brasil

0 comentários: