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segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

RISCO AMBIENTAL NA ITÁLIA

Naufrágio na costa italiana traz 'grande risco' ambiental, diz ministro

O naufrágio do navio de cruzeiro Costa Concordia traz "alto risco" de um desastre ambiental de grandes proporções na região da ilha de Giglio (Toscana), informou nesta segunda-feira a jornalistas o ministro italiano do Meio Ambiente, Corrado Clini.
Segundo declarações de Clini reproduzidas pelo jornal local La Reppublica, "o objetivo é prevenir que o combustível do navio vaze; estamos trabalhando nisso. É algo urgente".
De acordo com o ministro, cerca de 2,4 mil toneladas de combustível precisariam ser recolhidas do navio.
O Costa Concordia, que transportava 4,2 mil passageiros, naufragou na noite de sexta-feira na costa italiana, após se chocar com uma rocha. O desastre deixou, até a manhã desta segunda-feira, seis mortos e 15 desaparecidos, que estão sendo procurados por equipes de resgate.
Giglio é parte de um arquipélago em uma importante área de preservação ambiental na Toscana que atrai milhares de turistas anualmente, explica a agência France Presse.
Para Clini, as condições ambientais "dependerão das correntes (marítimas), (que podem ameaçar) certamente a ilha, possivelmente o arquipélago e talvez a costa".
O La Reppublica aponta que combustível usado no navio é extremamente denso, e seu vazamento pode ser bastante danoso ao ecossistema, "porque pode se sedimentar no fundo (do mar), o que seria um desastre", disse o ministro.
Além disso, há a preocupação sobre o que fazer com o navio naufragado, que tombou lateralmente e está parcialmente submerso.
Vítimas
Na manhã desta segunda, as equipes de resgate anunciaram ter encontrado mais um corpo de um homem, o que elevou o número de vítimas de cinco para seis pessoas.
O corpo foi encontrado em um dos corredores do navio durante a madrugada. As autoridades italianas informaram que ele provavelmente era um passageiro devido ao tipo de colete salva-vidas que usava.
O mau tempo está prejudicando o trabalho das equipes de resgate, que estão fazendo buscas em centenas de cabines inundadas do navio.
"Estamos percorrendo todas as cabines do navio, procurando por sinais de vida, pessoas gritando ou qualquer barulho", afirmou o porta-voz do Ministério do Interior italiano, Francesco Paulo Tronca.
Também nesta segunda-feira, o Itamaraty atualizou o número de brasileiros presentes no navio de 53 para 57 pessoas, sendo seis tripulantes do Costa Concordia.
A empresa que opera o navio que afundou na Itália afirmou, no domingo, que investigações iniciais indicam que erros cometidos pelo capitão do cruzeiro causaram o acidente.
De acordo com a Costa Cruzeiros, Francesco Schettino teria conduzido a embarcação perto demais da costa, além de não seguir os procedimentos de segurança determinados pela empresa.
"Aparentemente, o comandante cometeu erros de julgamento que tiveram graves consequências", dizia o comunicado da empresa.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Cruzeiro com mais de 4.000 a bordo naufraga na Itália

Cruzeiro com mais de 4.000 a bordo naufraga na Itália
Um navio de cruzeiro que levava mais de 4.000 pessoas naufragou na noite desta sexta-feira na costa da Itália.
Inicialmente as autoridades locais divulgaram que pelo menos 6 pessoas haviam morrido, mas até a manhã deste sábado, somente três corpos haviam sido resgatados.
O navio Costa Concordia bateu num banco de areia próximo à ilha de Giglio e já havia inclinado cerca de 20 graus quando as pessoas começaram a deixar a embarcação em botes salva-vidas ou nadando.
Equipes de resgate estão fazendo buscas de cabine em cabine em busca de possíveis sobreviventes.
O navio levava cerca de 3.200 passageiros, principalmente italianos, alemães, franceses e britânicos, além de cerca de mil funcionários.
Helicópteros foram usados para retirar ao menos 50 pessoas que se refugiaram no deck do navio e se encontravam em situação delicada.
Estrondo
O Costa Concordia havia deixado o porto de Civitavecchia, perto de Roma, na sexta-feira para um cruzeiro pelo Mediterrâneo, que deveria terminar em Marselha, na França, após passar por portos da Sicília, da Sardenha e da Espanha.
Um passageiro, identificado como Luciano Castro, relatou à agência de notícias italiana Ansa que estava jantando na sexta-feira quando ouviu um grande estrondo, após o qual o navio começou a sofrer com problemas elétricos.
Outra passageira, Mara Parmegiani, afirmou à mídia italiana que houve 'cenas de pânico' no navio.
'Estávamos muito assustados e congelando, porque aconteceu durante o jantar, então ninguém teve tempo de tomar mais roupas. Eles nos deram cobertores, mas não havia em quantidade suficiente', disse.
Dificuldades
Segundo afirmou à BBC um comissário do navio, Deodato Ordona, após o acidente os passageiros receberam a ordem de deixar a embarcação.
Segundo ele, houve dificuldades para lançar os botes salva-vidas ao mar e muitos passageiros pularam e nadaram os cerca de 400 metros de distância até a terra firme.
Os passageiros resgatados estão sendo acomodados em hotéis, escolas e em uma igreja em Giglio, que fica a 25 quilômetros da costa italiana.
A Costa Crocera, empresa proprietária do navio, afirmou que ainda é cedo para dizer o que causou o acidente.
'A inclinação gradual do navio tornou a retirada dos passageiros extremamente difícil', afirma um comunicado divulgado pela companhia. 'A posição do navio, que está piorando, tornou mais difícil a última parte da retirada.'
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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A POSIÇÃO NO MAR; NAVEGAÇÃO COSTEIRA

PLANEJAMENTO E TRAÇADO DA
DERROTA
Normalmente, não se suspende para uma viagem sem antes proceder-se a um detalhado estudo da área em que se vai navegar. Neste estudo, denominado Planejamento da
Derrota, utilizam-se, entre outros documentos, os seguintes:
1. Cartas Náuticas (de Escalas variadas, desde Cartas Gerais, em pequena escala e
cobrindo grandes áreas, até Cartas de  Pequenos Trechos, em  escalas grandes,
d e s t i n a d a s   à   n a v e g a ç ã o   c o s t e i r a,   o u   C a r t a s   P a r t i c u l a r e s,   d e   p o r t o s   o u
aproximações);
2. Roteiros, Lista de Faróis e  Lista de Auxílios-Rádio;
3. Tábuas de Marés, Cartas ou Tábuas de Correntes de Marés;
4. Cartas-piloto;
5. Cartas Especiais (Cartas de Derrotas, Cartas para Navegação Ortodrômica – para
grandes travessias);
6. Tábuas de Distâncias;
7. Almanaque Náutico e outras Tábuas Astronômicas;
8. Catálogos de Cartas e Publicações;
9. Avisos aos Navegantes;
10. Manuais de Navegação, etc.
Todas estas Publicações Náuticas (ou Publicações de Auxílio à Navegação) serão
estudadas detalhadamente no Capítulo 12.
Definida a Derrota, esta é, então, traçada nas Cartas Náuticas (tanto nas Cartas
de pequena escala, como nas de grande escala). Após o Traçado da Derrota, registramse os valores dos Rumos Verdadeiros e Distâncias a navegar, entre os pontos de inflexão

da Derrota. Ademais, é conveniente anotar, ao lado de cada ponto, o ETD / ETA (“ESTIMATED TIME OF DEPARTURE / ESTIMATED TIME OF ARRIVAL”) previsto, calculado
com base na velocidade de avanço, ou SOA (“SPEED OF ADVANCE”), estabelecida na
fase de Planejamento da Derrota. Com isto, pode-se verificar, durante a execução da
derrota, se o navio está adiantado ou atrasado em relação ao planejamento.
Além disso, o Encarregado de Navegação deve preparar uma Tabela com os dados
da derrota planejada (coordenadas dos pontos da derrota, rumos e distâncias, ETD / ETA,
duração das singraduras e outras observações relevantes) e submetê-la à aprovação do
Comandante, juntamente com as Cartas Náuticas mostrando o traçado da Derrota.
Trecho do livro NAVEGAÇÃO: A CIÊNCIA E A ARTE, do CMG(Rm1) ALTINEU PIRES MIGUENS
Fonte: Diretoria de Hidrografia e Navegação

Sistema Salvador-Mar Grande opera com bom movimento

Salvador - Com bom movimento de passageiros nos terminais Náutico da Bahia, no Comércio, e no Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha, o sistema da travessia marítima Salvador- Mar Grande conta com 10 embarcações em tráfego nesta terça-feira (10). 

  Às vezes os horários acontecem de 15 em 15 minutos, a depender da demanda do momento, mas não há fila nos terminais. As condições da navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos. O sistema funcionará hoje até às 20h, horário da última viagem saindo de Salvador. No sentido inverso, o último horário será às 19h.

Também operando sem restrições, a linha de catamarã para Morro de São Paulo registra boa procura por passagens nos guichês do Terminal Náutico da Bahia. Hoje já foram feitos os horários das 8h30 e 9h e os próximos catamarãs zarpam às 10h30, 11h30, 13h30 e 14h. No sentido de Morro do São Paulo para a capital os horários são os seguintes: 9h, 9h30, 11h30, 12h30 e 15h e 16h. A passagem custa R$ 75 e R$ 80 e a viagem dura em média 2h20.

Fonte:Jornal da Mídia

domingo, 8 de janeiro de 2012

Navio cargueiro se parte em dois durante tempestade na Nova Zelândia

Em Wellington (Nova Zelândia)
Um navio cargueiro encalhado há três meses em um coral da Nova Zelândia se partiu em dois devido a uma forte tempestade, aumentando os temores de uma contaminação petroleira, anunciaram neste domingo as autoridades marítimas.

Os dois pedaços do "Rena" se afastaram entre 20 e 30 metros um do outro depois de terem sido atingidos por ondas de seis metros de altura, indicou o responsável pelas operações dos serviços marítimos do país, Alex van Wijngaarden.
Esta fonte informou que os serviços competentes foram ativados para recuperar o resto do petróleo contido no barco e reparar qualquer dano que possa afetar o meio ambiente.

"Não se sabe exatamente a quantidade de petróleo que pode vazar, mas as equipes já foram mobilizadas", indicou.
Segundo o ministro de Meio Ambiente, Nick Smith, os vazamentos de combustível não serão tão grandes como quando ocorreu o acidente com o "Rena".

"No pior dos casos, serão dezenas de toneladas de petróleo, em vez de centenas de tolenadas que (na época) podem ter vazado", afirmou.

Até 300 contêineres, dos 800 que permaneciam a bordo, foram lançados ao mar, e as autoridades ampliaram a zona proibida à navegação ao redor do "Rena" para evitar qualquer colisão com embarcações mais leves.

O "Rena" encalhou no dia 5 de outubro no coral de Astrolabe (norte).